Logo PUCPR

Coffee Break

Tire uns minutinhos do seu dia para tomar um café e entender mais sobre diversos assuntos que andam circulando por aí. No Coffee Break, professores e pesquisadores da PUCPR debatem atualidades de todas as áreas do conhecimento com especialistas e expoentes de mercado, que vem à Universidade compartilhar conhecimento.
coffee-break-podcast-pucpr

EPISÓDIOS

Coffee Break #36: É possível viver de arte?

Como mudar a visão de que a arte é apenas um hobby? Só pode fazer arte quem tem talento? Que contribuição as redes sociais trouxeram para quem tem carreiras artísticas? Quais as oportunidades na área para além daquilo que vemos na TV e na internet?

Saiba mais »

Coffee Break #34: Quando o otimismo passa a ser tóxico?

Ser positivo é mesmo uma escolha? Até onde o otimismo é um benefício e quando ele começa a se tornar prejudicial para si mesmo e quem está ao redor? Quais são os benefícios de ser uma pessoa “pessimista”? Qual a melhor forma de se relacionar com esses estados e encontrar um equilíbrio nessa dicotomia?

Saiba mais »

Coffee Break #30 – Professor do futuro: como ensinar para o amanhã?

A educação é um setor que tem sido profundamente modificado pelas mudanças sociais e as novas tecnologias, e para conseguirem ensinar e continuarem transformando as vidas e as carreiras dos seus estudantes, os professores enfrentam muitos desafios. Quais são as características mais importantes que o professor do futuro precisa ter para atuar nesses novos modelos?

Saiba mais »

Coffee Break #29 – Negócios digitais, o futuro chegou

Sabe aquele futuro distante que os especialistas costumavam prever, em que iriamos comprar, vender e prestar serviços de forma cada vez mais digital? Pois é, esse futuro já chegou. Os negócios digitais são aqueles que utilizam a internet e as novas tecnologias para comercializar produtos e serviços em novos modelos, muito mais ágeis e conectados.

Saiba mais »

Coffee Break #28 – Negócios Internacionais: é possível pensar localmente e agir globalmente?

Com o crescimento da globalização e a possibilidade de acessar o outro lado do mundo em apenas um clique, a área de negócios internacionais tem ganhado cada vez mais destaque. A atuação desse profissional vai além de relações corporativas e comércio exterior, e lida também com as semelhanças e diferenças políticas, econômicas e culturais entre países. Como está o cenário de comércio exterior e negociação internacional no Brasil hoje?

Saiba mais »

Coffee Break #27: O que causa e como resolver a insegurança alimentar?

A pandemia, a crise econômica e a alta da inflação tem tido consequências na mesa de muitos brasileiros. Mais da metade da população piorou seus hábitos alimentares durante esse período. Nos últimos dois anos, nove milhões de pessoas foram atingidas pela fome, totalizando 19,1 milhões de brasileiros nessa alarmante situação. Quais são os possíveis caminhos para tornar a alimentação saudável mais acessível e disponível para todos?

Saiba mais »

Coffee Break #25 – A “estética perfeita” das redes sociais

O fato de estarmos encarando cada vez mais a nossa própria imagem na internet é uma das causas apontadas pelos especialistas para o aumento na procura por procedimentos estéticos, em especial durante a pandemia. Mas, mesmo antes dela, o Brasil já era o líder em cirurgias plásticas no mundo, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. De que forma a pressão estética das redes sociais tem afetado adolescentes e jovens?

Saiba mais »

Coffee Break #24 – Negócios regenerativos: empresas com propósito

Negócios regenerativos são uma tendência de mercado acelerada pela pandemia, servindo como uma ferramenta muito útil para lidar com as crises econômica, humanitária e ambiental que surgiram ou se agravaram nesse período. Assim como os conceitos de ESG e Valor Compartilhado, a ideia dos negócios regenerativos é buscar não só o lucro, mas também causar um impacto positivo na sociedade com a atuação da empresa.

Saiba mais »

Coffee Break #23 – Precisamos falar sobre luto

Apesar de a morte ser uma certeza nas nossas vidas, nós quase nunca estamos preparados para vivenciar o luto. Porém, principalmente em uma época como a que estamos vivendo, em que as mortes por causa da pandemia são diárias, a naturalização de conversas sobre a morte é cada vez mais necessária. De onde vem o tabu que existe acerca da morte, que faz com que não falemos dela?

Saiba mais »

Coffee Break #22 – Produção de conteúdo: desafios e oportunidades

É difícil encontrar alguém hoje que não use as redes sociais para vender produtos, divulgar uma empresa ou serviço, compartilhar conhecimento ou produzir conteúdo. Nessa multidão digital, há toda uma ciência e inclusive uma matemática para produzir para as redes sociais e demais plataformas de conteúdo, e desvendar o segredo desse sucesso é a pergunta de um milhão de dólares. Como fazer o algoritmo trabalhar a favor do seu conteúdo?

Saiba mais »

Coffee Break #21 – Cinema e algoritmos: estamos em crise criativa? (Parte 2)

Nessa segunda parte do episódio, vamos discutir será que fazer um mix de tudo aquilo que os dados dizem que deu certo e fabricar um novo produto é garantia de sucesso? Com os dados deixando o caminho mais “óbvio”, ainda teremos grandes gênios do cinema? Como o algoritmo pode ser aliado da criatividade na produção de uma boa obra, que seja inovadora e possa se conectar com o público?

Saiba mais »

Coffee Break #21 – Cinema e algoritmos: estamos em crise criativa? (Parte 1)

Muitos serviços de streaming e estúdios estão utilizando o histórico de dados das preferências de usuários não só para nos indicar o que assistir, mas para criar novos filmes e séries. Eles se baseiam no que mais faz sucesso, nos temas mais quentes, nos roteiristas e atores mais queridos e até no tempo que levamos para assistir cada produto. Será que os dados são inimigos da criatividade, padronizando as novas histórias e fazendo com que a gente assista “mais do mesmo”? Isso tem alguma coisa a ver com a frequência cada vez maior de franquias, remakes e adaptações sendo lançados?

Saiba mais »

Coffee Break #20 – Crise hídrica

Estamos vivendo a pior crise hídrica em 50 anos, de acordo com o Sistema Nacional de Meteorologia. Mas a falta de recursos hídricos não é um problema só da nossa região, nem mesmo um problema só de agora. A falta d’água afeta bilhões de pessoas ao redor do mundo e requer medidas emergenciais, pelo nosso presente e futuro. O que causou a falta de chuvas que enfrentamos atualmente? Quais medidas são necessárias para solucionarmos essa crise? E o que podemos fazer para evitar que volte a faltar água no futuro?

Saiba mais »

Coffee Break #19 – Tecnologia da Informação: uma área em ascensão

Mesmo com crescimento de 310% no número de vagas ofertadas, a área de Tecnologia da Informação passa por uma escassez de profissionais qualificados para preencher seu aquecido mercado. Quem se mantém atualizado e se prepara para trabalhar nessa área pode encontrar salários atrativos e possibilidades de trabalho no mundo todo. Mas, afinal, o que faz um profissional de T.I.?

Saiba mais »

Coffee Break #18 – Soft Skills de “Gente Boa”

Se você já procurou por vagas de emprego ou estágio, já deve ter ouvido falar sobre a importância das famosas “soft skills” no currículo: características como empatia, liderança e tantas outras. Mas você sabia que a PUCPR já trabalha essas habilidades com os estudantes há mais de dez anos? Pois é! Aqui, as soft skills tem outro nome: diploma de Gente Boa.

Saiba mais »

Coffee Break #17 – Exercício físico na pandemia

A falta de tempo, de motivação e até mesmo as medidas de isolamento social por conta da pandemia prejudicaram a rotina de exercícios físicos de muita gente. Mas manter hábitos saudáveis ficou ainda mais importante nesse período, pois eles contribuem com a imunidade e ajudam a manter a saúde mental em dia. Como podemos manter uma boa rotina de exercícios sem sair de casa? E como fazer isso de forma segura com a orientação de profissionais qualificados?

Saiba mais »

Coffee Break #16 – Prepare-se para a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um conceito inovador que busca aliar produtividade e redução de custos, promovendo a conexão inteligente entre pessoas, máquinas e processos. Indústrias e empresas que se atentarem a essa nova tendência de mercado com certeza sairão na frente. Quais são os pilares que sustentam esse novo modelo de negócios? Quem são os profissionais que atuam na Indústria 4.0 e quais habilidades possuem? 

Saiba mais »

Coffee Break #15 – Uma brasileira no Oscar

Daniela Medeiros é arquiteta formada pela PUCPR e teve seu trabalho como Set Designer no filme Mank indicado ao Oscar. Conversamos com ela para saber como foi esse caminho até Hollywood, os desafios de ser mulher e brasileira nesse ambiente, além, é claro, de como funcionam os bastidores da criação de uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo.

Saiba mais »

Coffee Break #14 – Cidade Invisível

A série Cidade Invisível, da Netflix, tem feito muito sucesso, inclusive figurando na lista de mais assistidas em 40 países. Essa produção, que traz o folclore brasileiro para o roteiro, suscitou algumas críticas em relação à representatividade indígena. Mas qual a importância e cenário histórico dessas ressalvas? E em relação às produções audiovisuais de sucesso internacional: o Brasil está bem representado?

Saiba mais »

Coffee Break #13 – O Futuro da Educação (Parte 2)

Algumas empresas já estão se organizando em equipes multidisciplinares e não mais em áreas de conhecimento separadas. Nesse novo modelo, profissionais de Comunicação, TI e Direito, por exemplo, trabalham juntos. Essa interdisciplinaridade vai se refletir, futuramente, nas grades curriculares dos cursos superiores? Como as Universidades podem se adaptar a essa tendência?

Saiba mais »

Coffee Break #12 – Skills para 2021

Você sabe quais são as habilidades mais importantes para desenvolver em 2021? E sobre a expressão Digital Skills, já ouviu falar? Nesse episódio, entendemos mais sobre esses assuntos e como podemos aprender essas habilidades, com a expertise da Isabela de Albuquerque, especialista em estudos futuros e Gerente de Atendimento e Carreiras da PUCPR, e do Fábio Viviurka, Head de Conteúdo e Experiências da Slash Education.

Saiba mais »

Coffee Break #11 – Empreendedorismo Feminino: desafios e dicas para quem está começando

Empreender pode ser bastante desafiador, especialmente para as mulheres. Uma das maneiras de tornar essa caminhada mais fácil é trocar informações e conversar com outras empreendedoras. Neste episódio, conversamos com Patrícia Tozatti, head de aceleração da Hotmilk Curitiba, e com Thaís Iupi, empreendedora e estudante de pós-graduação da PUCPR, sobre os desafios do empreendedorismo feminino e quais as dicas para as mulheres que querem entrar nesse universo.

Saiba mais »

Coffee Break #10 – Promessas de Ano Novo: Vale a Pena Fazer?

Em 2020, muitas metas ficaram pelo caminho, inclusive aquelas que fizemos quando a pandemia começou. Depois disso tudo, ainda vale pena parar um pouco para fazer planos para 2021?
A professora Audrey, coordenadora do curso de Psicologia da PUCPR Maringá, e o Valcir, da Identidade Institucional da Universidade, fazem algumas provocações para nos ajudar a responder essa pergunta.

Saiba mais »

Coffee Break #03 – Nota de R$ 200: devemos ter medo dela?

A nota de R$ 200 foi oficialmente lançada no início de setembro, mas ainda há muita desconfiança sobre ela. É o apocalipse da economia? Neste episódio, Day Farinacio conversa com o professor de Economia da PUCPR, Wilheim Meiners, e com Gustavo Taborda, assessor da Phi Investimentos e egresso da PUCPR, sobre as razões para a criação da nova cédula e muito mais.

Saiba mais »

Coffee Break #01 – Empreendedorismo na Universidade?

Day Farinacio troca ideias sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil com o professor Paulo Porto, coordenador de Educação Empreendedora da PUCPR, e com Thatiane Klechovicz, estudante de Administração e líder da equipe vencedora da 8ª edição do Programa de Empreendedorismo e Pesquisa da Universidade (PIBEP).

Saiba mais »