Coffee Break - Viver de arte

Coffee Break #36: É possível viver de arte?

Quase todo mundo já ouviu que quem quer ser artista vai “morrer de fome”. Essa expressão, que inclusive é bem pejorativa, contribui para a ideia de que cultura não dá dinheiro e não deve ser uma escolha de carreira pra ninguém. Mas acontece que esse pensamento ignora toda uma indústria e um mercado de trabalho que pode oferecer ótimas oportunidades que, sim, dão dinheiro.

Como mudar a visão de que a arte é apenas um hobby? Só pode fazer arte quem tem talento? Que contribuição as redes sociais trouxeram para quem tem carreiras artísticas? Quais as oportunidades na área para além daquilo que vemos na TV e na internet?

Paulo Camargo, professor dos cursos de Cinema e Jornalismo e coordenador dos cursos do Eixo Multiartes da PUCPR, que incluem Produção Musical, Teatro, Música e Artes Visuais.
Julie Melhado, estudante de Produção Musical da PUCPR, estagiária de produção de áudio, atua com composição de trilha sonora e faz parte do trio musical Unlady Like.
Emanuel Bill, estudante de Teatro da PUCPR, estagiário do Espaço Belas Artes de Cultura e Criatividade, trabalha na área audiovisual como ator.

Ouça o episódio em sua plataforma de áudio favorita!
Disponível no SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts e Spreaker.

Roteiro: Marina Prata