Explica Essa

Um podcast para falar sobre pesquisas científicas de um jeito diferente. Temos a missão de abalar as estruturas da desinformação, contrapor visões e tornar o “questionamento” científico acessível para você que nos escuta. Assim, informamos a comunidade sobre as pesquisas mais relevantes da PUCPR, de forma multidisciplinar, transformando-as em um conteúdo que possa ser rapidamente compreendido e utilizado por professores, estudantes gestores, pesquisadores e curiosos.
explicaessa-podcast-pucpr

EPISÓDIOS

Explica Essa #07 – Tecnologia para solidariedade: próteses infantis com impressora 3D

De que forma a interdisciplinaridade pode contribuir para elaboração de pesquisas mais completas e holísticas? Como conduzir os estudos para que os trabalhos científicos façam a diferença na sociedade, para além dos muros da Universidade?

Neste episódio, você irá conhecer o projeto de professores da PUCPR que desenvolvem dispositivos de apoio protético infantil utilizando tecnologia 3D, e já ajudaram mais de 600 famílias em mais de 10 países.

Saiba mais »

Explica Essa #06 – A vez dos alimentos funcionais!

Neste episódio a gente vai falar sobre comida. Você aí em casa, já parou pra ler os componentes do iogurte que come de manhã? Já percebeu que a aparentemente saudável barra de cereais tem uma lista de ingredientes que você nem faz ideia pra que servem? Se você ainda não parou pra ler, esse episódio será muito importante para entender e rever alguns hábitos.

Explica Essa #03 – Segurança digital e machine learning

Como a área de segurança de dados tem pensado a ética relacionada à coleta e armazenamento de informações? Como as pesquisas de inteligência artificial, machine e deep learning têm lidado com sistemas que perpetuam preconceitos? Como anda a relação entre universidade e mercado para acompanhar essas tendências e lançar novas?

Explica Essa #01 – Cidades inteligentes

O que as culturas emergentes, informacionais e comunicacionais mudam na gestão urbana da sua cidade? Como a sustentabilidade e a natureza da cidade podem ser repensadas? O que significa ser uma cidade inteligente? Entenda mais no Explica Essa!