explica-essa-alimentos-funcionais

Explica Essa #06 – A vez dos alimentos funcionais!

Neste episódio a gente vai falar sobre comida. Você aí em casa, já parou pra ler os componentes do iogurte que come de manhã? Já percebeu que a aparentemente saudável barra de cereais tem uma lista de ingredientes que você nem faz ideia pra que servem? Se você ainda não parou pra ler, esse episódio será muito importante para entender e rever alguns hábitos. Agora, se você já leu e está atento para o que consome, e já até mudou um pouco seu comportamento de consumo devido à crescente preocupação com questões relacionadas à saúde, fique por aqui, esse episódio vai esclarecer ainda mais coisas para você.

Hoje vemos que a busca por alimentos “de verdade” aumentou, e aqui, eu me refiro àqueles naturais, com menor quantidade de aditivos, sem todos os famosos “antes”, aromatizantes, corantes, antioxidantes, emulsionantes, estabilizantes, e adoçantes dos alimentos processados e ultra processados. Esses também são chamados de alimentos funcionais.

Vemos consumidores mais interessados em ler os rótulos dos produtos, em buscar mais saúde na sua alimentação e na suplementação, dando preferência por alimentos ricos em vitamina E, D, do complexo B, com ômega 3, fibras, probióticos e prebióticos, licopeno, alto teor protéico, e uma diversidade de compostos funcionais que encontramos nos alimentos.

E, são vários os motivos que têm contribuído para o desenvolvimento dos alimentos funcionais, sendo um deles o aumento da conscientização dos consumidores que, desejando melhorar a qualidade vida e prevenir o risco de enfermidades, optam por hábitos saudáveis. Entenda mais nesse episódio!

Ouça o episódio sobre Alimentos Funcionais em sua plataforma de áudio favorita!

Convidadas:

Renata Ernlund Freitas de Macedo, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Mestre e doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná, Pós-Doutora em Ciência e Tecnologia de Carne na Universidad Nacional Autónoma de México e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da PUCPR (PPGCA).

Keliani Bordin, Engenheira de Alimentos pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutora em Ciências da Engenharia de Alimentos pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, pós-doutora pela Universitat de Valência, na Espanha, e Professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Apresentação: Ana Cristina Munaro
Produção: Ana Cristina Munaro e Marina Prata
Créditos: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) da PUCPR

E, se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre alimentos funcionais e as técnicas de desenvolvimento de alimentos, é só mandar uma mensagem pra @pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você!

Referências

ARAÚJO, MONYQUE KAIS; GUMIELA, ALINE MARZALECK; BORDIN, KELIANI; LUCIANO, FERNANDO BITTENCOURT; DE MACEDO, RENATA ERNLUND FREITAS. Combination of garlic essential oil, allyl isothiocyanate, and nisin Z as bio-preservatives in fresh sausage. Meat Science, v. 143, p. 177-183, 2018.

DANIELSKI, GABRIELA MAIA; EVANGELISTA, ALBERTO GONÇALVES; LUCIANO, FERNANDO BITTENCOURT; DE MACEDO, RENATA ERNLUND FREITAS. Non-conventional cultures and metabolism-derived compounds for bioprotection of meat and meat products: a review. Critical Reviews In Food Science And Nutrition, v. Oct, p. 1-14, 2020.

NAZARETH, TIAGO M.; CORRÊA, JESSICA A. F.; PINTO, ANNE C. S. M.; PALMA, JULIANO B.; MECA, GIUSEPPE; BORDIN, KELIANI. LUCIANO, FERNANDO B. Evaluation of gaseous allyl isothiocyanate against the growth of mycotoxigenic fungi and mycotoxin production in corn stored for 6 months. Journal Of The Science Of Food And Agriculture, v. 1, p. 1, 2018.

OLIVEIRA, GEOVANE R.; OLIVEIRA, WILLIAN K.; ANDRADE, CARLA; MELO, ANTONIO DIEGO B.; LUCIANO, FERNANDO B.; MACEDO, RENATA E. F.; COSTA, LEANDRO B. Natural antimicrobials for control of Salmonella Enteritidis in feed and in vitro model of the chicken digestive process. journal of Animal Physiology and Animal Nutrition, v. 104, p. 1-10, 2019.