Múltiplas Perguntas

Vamos questionar o conhecido com a série de episódios do programa Múltiplas Perguntas, um podcast produzido em 2020, durante o processo do Vestibular de Inverno da PUCPR.
multiplas

EPISÓDIOS

Múltiplas Perguntas T01EP10 – Quais são as fronteiras da ciência?

A corrida pelas descobertas na ciência, a monetização dessas descobertas e o limite entre a pesquisa e suas consequências. No episódio de hoje do podcast Múltiplas Perguntas da PUCPR, Mari Bellegard recebe o professor Mario Sanches, coordenador da Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, e a professora Paula Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Qual a importância da pesquisa e seus reflexos na Universidade?

Saiba mais »

Múltiplas Perguntas T01EP09 – Produzimos alimentos suficiente no mundo para acabar com a fome?

Qual a tecnologia por trás da revolução na produção de alimentos? Com uma produção superior ao consumo e com as novas tecnologias prestando suporte a essa nova era, é possível acabar com a fome no mundo? Para responder essas e outras questões sobre o assunto, Mari Bellegard recebe hoje o professor de Agronomia, Jacir Daga, e a professora Maria Cecília Amorin Pilla, da Escola de Educação e Humanidades. Dá o play e vem para essa conversa com a gente.

Saiba mais »

Múltiplas Perguntas T01EP08 – Como escapar da Lei de Murphy?

Você já ouviu a frase: se algo puder dar errado vai dar errado? Pois é, essa é a famosa Lei de Murphy. E para termos uma explicação do que é essa lei e o porquê da sua recorrência no cotidiano das pessoas, no episódio de hoje do podcast Múltiplas Perguntas, Mari Bellegard recebe o professor Otto Henrique, da Escola de Educação e Humanidades, e o professor Julio Nievola, da Escola Politécnica. Vem com a gente!

Saiba mais »

Múltiplas Perguntas T01EP05 – Como o design, empreendedorismo e negócios se unem para construir cidades inteligentes?

No quinto episódio do podcast Múltiplas Perguntas da PUCPR, Mari Bellegard conversa com a professora Gabriela Garcez Duarte, da Escola de Belas Artes, e com o professor Cristiano Theodoro Russo, da Hotmilk Londrina, sobre o nascimento de um novo tipo de cidade, mais consciente, mais tecnológica e mais preocupada com a sustentabilidade e o reposicionamento de marcas, produtos e mercados focados nessa causa.

Saiba mais »

Múltiplas Perguntas T01EP04 – Quem veio antes: o ovo ou a galinha?

E aí, quem veio antes: o ovo ou a galinha? Essas perguntas sem respostas são questões que a humanidade discute há séculos. No episódio de hoje do podcast Múltiplas Perguntas da PUCPR, Mari Bellegard recebe a professora Marta Fischer, da Escola de Ciências da Vida e o professor Jelson, da Escola de Educação e Humanidades, para debater esses mistérios sob os pontos de vista da filosofia e da ciência.

Saiba mais »

Múltiplas Perguntas T01EP02 – O que é gatilho mental?

No segundo episódio do podcast Múltiplas Perguntas, Mari Bellegard recebe as professoras Audrey Azevedo, da PUCPR Maringá, e Mirian Stolses Mazo, da Escola de Negócios da PUCPR Curitiba, para falar de gatilhos mentais sob dois pontos de vista: o psicológico – o que são e como ocorrem – e quais os benefícios e malefícios desses gatilhos para as relações de consumo – explorando o marketing e os gatilhos no mercado.

Saiba mais »

Múltiplas Perguntas T01EP01 – Existe alguma senha forte o suficiente para te manter protegido no mundo online?

Segurança da informação e proteção de dados são temas em alta quando se fala de mundo digital. Porém, esse mundo estabelece outras conexões, não tecnológicas, que ocasionam outros tipos de insegurança. No primeiro podcast Múltiplas Perguntas, Mari Bellegard conversou com o professor Altair Santin, da Escola Politécnica, e com o professor Pe Valdecir Ferreira, da PUCPR Londrina, sobre como ter uma senha forte o suficiente para ficar protegido na internet.