Logo PUCPR

Mesa Amarela | Papo de Gente Boa

E aí, gente boa! Além da sala de aula, são as boas conversas que marcam a nossa vida universitária. Nelas, conhecemos novas pessoas, fazemos amizades, aprendemos outros conteúdos e partilhamos experiências. Vem conversar com a gente no Mesa Amarela. Neste mesacast, receberemos convidados incríveis para falar sobre temas do universo jovem, como amor, arte, música, saúde mental e muito mais. Encontros descontraídos com pessoas interessantes é o que a gente gosta! Novos episódios toda quarta-feira, às 12h.
mesa-amarela

Videocasts

EPISÓDIOS

Mesa Amarela #26 | Fato ou fake: criando uma forma de fazer comunicação! | Com Bruno Previdi

E aí, gente boa!
E o nosso convidado de hoje tem uma longa trajetória marista. Bruno Previdi estudou no Colégio Marista Paranaense e cursou Jornalismo aqui na nossa universidade. É dançarino no grupo Barvinock, um grupo de dança folclórica ucraniana. Na escola, Bruno participou da PJM, Pastoral Juvenil Marista, sempre envolvido em atividades de liderança estudantil e cultivo dos valores maristas.

Atualmente, trabalha na RPC TV e é apresentador no Estúdio C. Quem o acompanha nas redes sociais vê a intensidade da sua rotina, cheia de coberturas especiais e relevantes.

Para somar a nossa mesa, recebemos a Jaianny Santana, estudante de Publicidade e Propaganda aqui na PUCPR. A Jai é maranhense, mas mora aqui no Paraná há 10 anos. É apaixonada por artes no geral e isso já levou ela a fazer aulas de violão, teclado e teatro. É super conectada com o universo da comunicação e já acompanha o trabalho do nosso convidado.

Vem bater esse papo de gente boa com a gente!

Saiba mais »

Mesa Amarela #26 | A inteligência artificial vai roubar o nosso emprego? | Com Kizzy Terra

E aí, gente boa!
No sexto episódio da Mesa Amarela, recebemos a Kizzy Terra, doutoranda na PUC-SP, nossa universidade irmã. É Mestre em Modelagem Matemática da Informação pela FGV-RJ e graduada em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Junto com seu companheiro Hallison Paz, é fundadora do Canal PG Dinâmica no Youtube da Startup Alforriah.

Para representar nossos estudantes, recebemos nossa queridinha da Identidade, Daniela dos Santos Lima, do Curso de Ciências da Computação. A Dani se aventura na cozinha e na música!

Vem bater esse papo de gente boa com a gente!

Saiba mais »

Mesa Amarela #25 | É fácil, é rápido, é Papoom! | Com Jean Pierre

E aí, gente boa!

No quinto episódio dessa temporada, recebemos o Jean Pierre Pego da Silva, CEO e Founder na Papoom, startup de Marketplace da Favela e ganhador do Rocket 2022, reality show de empreendedorismo e inovação da RPC. Ele foi morador da Vila Torres a vida toda e, atualmente, com a Papoom ganhando o Brasil, está morando no Rio de Janeiro. Formado em Relações Internacionais, Jean tem vasta experiência no terceiro setor.

Pra abrilhantar ainda mais o nosso papo, recebemos o Mathaus Oracz, estudante de História aqui na PUCPR. Ele sempre foi muito engajado e já trabalhou em um cursinho pré-vestibular solidário para pessoas em situação de vulnerabilidade no Osternack. Gosta de voluntariado e já teve muitas experiências missionárias.

Vem bater esse papo de gente boa!

Saiba mais »

Mesa Amarela #24 | Level up: vamos falar sobre jogos? | Com Francine

E aí, gente boa!

No quarto episódio da Mesa Amarela, nós recebemos a gamer Francine, que é streamer, produtora de conteúdo, faz brincadeiras e seus experimentos nas redes.
Para reforçar o nosso time, recebemos também o Luiz Leão, que, na Universidade, é mais conhecido como Cartola! Ele é estudante de jogos digitais e esses dois nos deram uma verdadeira aula sobre jogos.

Vem conferir o episódio!

Saiba mais »

Mesa Amarela #23 | Quanta história cabe em meia hora? – Com Professor Vitor Soares

E aí, gente boa!

No terceiro episódio da Mesa Amarela, recebemos o Vitor Soares, que é professor de história, criador e do podcast “História em meia hora” e atua no “História para os Brother” e “Desventuras na História. Até desenho animado ele já dublou.

E para somar no nosso papo, recebemos a estudante do mestrado em educação Andréa Ferreira. Ela também é graduada em história e acredita que a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo!

Vem bater esse papo de gente boa com a gente!

Saiba mais »

Mesa Amarela #22 | Para Além do Hijab – com Fabíola Oliveira

E aí, gente boa!

No segundo episódio da Mesa Amarela, vamos receber a Fabíola Oliveira, professora por formação, comunicadora por paixão, mãe atípica de dois meninos e mostra nas redes sociais sua vivência enquanto muçulmana. Ela aproveita suas habilidades para discutir temas relevantes para a sociedade, sempre trazendo uma perspectiva decolonial e a ótica feminina do islam.

Além dela, recebemos também a estudante Victória da Silva, de 21 anos, que cursa Publicidade e Propaganda aqui na PUCPR, atua na Célula, a Agência de Comunicação Junior da Universidade e é uma pessoa com baixa visão.

Vem bater esse papo de gente boa com a gente!

Saiba mais »

Mesa Amarela #21 | Do Prato Feito à Alta Gastronomia: A Reconexão com as Origens – com André Pionteke

E aí, gente boa! 
No primeiro episódio dessa temporada, conversamos com o André Pionteke, que é alumni da PUCPR, formado em Gastronomia, chef de cozinha com foco no resgate de técnicas e métodos de preparo que respeitam o alimento, ganhador do Prêmio Bom Gourmet da Gazeta Povo em 2013 na categoria Novos Talentos e ex-participante do Programa Master Chef Profissionais. 

Ufa! Ele já fez bastante coisa, né? 

E para abrilhantar ainda mais a nossa mesa, convidamos também a Yasmin Pausic, estudante do curso de Gastronomia na PUCPR. Ela começou a fazer doces em casa para vender no período da pandemia e essa experiência despertou o interesse pela cozinha. 

Vem bater esse papo de gente boa! 

Saiba mais »

Mesa Amarela #20 | Da escola para a Universidade – com Noslen Borges

E aí, gente boa! 
No último episódio dessa temporada, recebemos o professor Noslen Borges, que inclusive já foi professor no Marista, youtuber, ou melhor, edutuber com mais de 4 milhões de inscritos, faz o maior sucesso nas redes como Instagram e TikTok com danças, paródias, e muito mais. 
Para compor o time, recebemos também o estudante Gustavo Martinazzo, do curso de Teologia na PUCPR que partilhará como tem sido sua experiência de aprendizado na Universidade.  

 Vem bater esse papo de gente boa com a gente! 

Saiba mais »

Mesa Amarela #19 | É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança – com Kauanna Toppa

E aí, gente boa! 
Nossa convidada de hoje é empreendedora social e fundadora da ONG ODPH (Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano). Jornalista, formada pela PUCPR, e tem especialização em Políticas Públicas e Direitos Sociais.  Foi moradora da Vila Torres aqui em Curitiba, comunidade vizinha da PUCPR, e aposta na educação como ferramenta de transformação social desde os 16 anos. Com vocês, Kauanna Toppa 

E para somar no nosso time, recebemos a Natália Brum, a qual é alumni da casa, cursou jornalismo aqui, também é ex-aluna marista e sempre esteve envolvida em atividades de voluntariado e solidariedade.  

Terá muita conversa boa! 

Saiba mais »

Mesa Amarela #18 | O que fazer em Curitiba? – com Mariah Luz

E aí, gente boa!
A nossa convidada de hoje tem um espírito livre, é inquieta e nunca recusa uma viagem! Foi assim que ela se propôs a conhecer as diferentes Curitibas que existem dentro da nossa capital. Temos a alegria de receber a empreendedora e digital influencer, Mariah Luz.

E para somar no nosso papo, contamos com a presença da estudante Annelise Schamne, que é Engenharia Ambiental, doutora em Engenharia Civil e atualmente cursa Análise de Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD na PUCPR.
Vem bater esse papo de gente boa com a gente!

Saiba mais »