explica-essa-2-inovacoes-tecnologicas-saude

Explica Essa #02 – Inovações tecnológicas na saúde

Neste episódio do Explica Essa, vamos falar sobre o que há de mais atual na área de Tecnologia em Saúde, tornando o questionamento científico acessível para você que nos escuta.

E para contextualizar o tema do episósio, apresentamos uma pequena história para trazer uma reflexão:

No fim dos anos 1870, um obstetra parisiense chamado Stéphane Tarnier, em uma visita ao zoológico de Paris se deparou com chocadeiras de frangos. A visão dos pintinhoss recém-saídos da casca do ovo, dentro da chocadeira aquecida, fez surgir uma associação em sua mente, e sem demoras ele pediu para construir um dispositivo que desempenharia uma função semelhante para recém-nascidos humanos, uma “chocadeira de crianças”.  Na época, a mortalidade infantil era altíssima, um a cada cinco bebês morria antes de aprender a engatinhar, e entre bebês prematuros, o número dos que morriam era muito maior. Assim que a incubadora foi instalada na maternidade, os resultados mostraram que era possível reduzir a taxa de mortalidade de prematuros quase à metade.

E hoje sabemos que as incubadoras modernas se tornaram equipamento essencial nos hospitais. Enquanto em toda a Europa e nos Estados Unidos as mortes de crianças estão abaixo de dez por mil nascimentos, em países como a Libéria e a Etiópia morrem mais de cem crianças a cada mil, muitas das quais bebês prematuros que teriam sobrevivido se tivessem acesso a incubadoras. Mas os equipamentos modernos são complexos e caros. Uma incubadora comum de um hospital americano pode custar mais de 40 mil dólares. Talvez o preço, no entanto, seja o menor obstáculo. Equipamentos complexos quebram, e quando isso acontece precisa-se de técnicos especializados para consertá-los e de peças de reposição.

Esse acontecimento mostra a nossa tendência natural a romantizar inovações revolucionárias, imaginando ideias de grande importância que transcendem seus ambientes, mas que na prática, as desigualdades dão um tapa na nossa cara. Com essa história, gostaria que fizessem uma reflexão sobre a viabilidade tecnológica no cenário de desigualdades atual, será que as inovações na medicina podem repetir essa história da incubadora? Podemos pensar em tecnologias acessíveis?

Confira nesse episódio!

Ouça o episódio sobre Inovações Tecnológicas na Saúde em sua plataforma de áudio favorita!

Convidados:

Edson Justino, coordenador do Centro de Inovação em Imagens Médicas da PUCPR, formado em Engenharia Industrial Elétrica, com mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial e doutor em Informática Aplicada, professor do programa de pós-graduação em Informática da PUCPR (PPGIa).

Felipe Tuon, infectologista e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP, Coordenador do Laboratório de doenças infecciosas emergentes da PUCPR e professor do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

Apresentação: Ana Cristina Munaro
Produção: Ana Cristina Munaro e Marina Prata

E se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre Inovações em tecnologias na Saúde, é só mandar uma mensagem pra @pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você.

Referências:

BRONGEL, A. R. ; BROBOUSKI, W. J. P. ; PIERIN, L. M. ; GOMES, C. J. ; ALMEIDA, M. C. ; JUSTINO, E. J. R. An Ultra-High Definition and Interactive Simulator for Human Dissection in Anatomic Learning. In: The 11th International Conference on Computer Supported Education, 2019, Creta. Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Education. Setúbal, Portugual: SCITEPRESS – Science and Techology Publications, Ltda., 2019. v. 1. p. 1-8.

FRANCISCO TUON, FELIPE; RIBEIRO, VICTORIA STADLER TASCA; SUSS, PAULA. Processo De Descelularização De Nervo Periférico Humano Com Estrutura De Matriz Extracelular Tridimensional Preservada Para Aplicação Em Reconstrução Cirúrgica. 2019, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020190248289, título: “Processo De Descelularização De Nervo Periférico Humano Com Estrutura De Matriz Extracelular Tridimensional Preservada Para Aplicação Em Reconstrução Cirúrgica”, Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 19/12/2019

JUSTINO, E. J. R.; ALMEIDA, M. C.; PIERIN, L. M. Mesa Digital em Ultra-Alta Definição para o Estudo da anatomia Humana. 2019.

JUSTINO, E. J. R.; ALMEIDA, Manoel de Campos; PIERIN, L. M. APLICATIVO DA MESA DIGITAL PARA ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA. 2019.

Samuel. S. (2019). How biohackers are trying to upgrade their brains, their bodies – and human nature. Retrieved from: https://www.vox.com/future-perfect/2019/6/25/18682583/biohacking-transhumanism-human-augmentation-genetic-engineering-crispr. Accessed in Aug. 2021.

WOLLMANN, LUCIANA; SUSS, PAULA ; MENDONÇA, JOÃO; LUZIA, CESAR ; SCHITTINI, ANDRESSA ; ROSA, GEORGE WILLIAN XAVIER DA; COSTA, FRANCISCO; Tuon, Felipe F.. Characterization of Decellularized Human Pericardium for Tissue Engineering and Regenerative Medicine Applications. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, p. 11-17, 2019.