explica-essa-intervencoes-assistidas-animais

Explica Essa #05 – Intervenções assistidas por animais

Quem pode ser submetido a tratamentos com animais? Quais são as vantagens e os benefícios observados ao longo dos tratamentos? Quais espécies são mais utilizadas para fins terapêuticos e por que? E aí, explica essa!

O assunto é curioso e fofo: se você tem pet em casa, sabe do quanto faz bem ter seu bichinho por perto diariamente. Mais do que uma boa companhia, os animais podem proporcionar diversos benefícios para a saúde física e mental de nós humanos – e isso é comprovado cientificamente. É por isso que os animais têm sido cada vez mais importantes para tratamentos de transtornos, doenças e outros problemas de saúde.

A história da relação homem-animal percorreu um longo caminho de adestramento, companheirismo e convívio doméstico. Já a utilização de animais como alternativa de terapia foi iniciada no século XIX, quando médicos clínicos gerais perceberam, entre os pacientes com algum tipo de deficiência mental, benefícios na socialização após o contato com os animais.

Segundo a Ibeeta (Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais), Intervenções Assistidas por Animais (IAA) são técnicas reconhecidas cientificamente e que consistem na utilização de animais como recurso terapêutico. Os mais comuns são a equoterapia, que utiliza cavalos, e a cinoterapia, que utiliza cães.

Existem três ramos diferentes para essas técnicas: Atividade assistida por animais (AAA), Educação assistida por animais (EAA) e Terapia assistida por animais (TAA).

Acompanhe esse episódio para entender mais sobre o que há de mais atual nas pesquisas obre como os animais podem auxiliar nos processos terapêuticos.

Ouça o episódio sobre Intervenções assistidas por Animais em sua plataforma de áudio favorita!
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google PodcastsSpreaker.

Ana Lacerda Michelotto, mestre e doutora em Ciência Animal, doutoranda no programa de Educação da PUCPR (PPGE), e coordenadora do Projeto Focinhos do SEAP (Serviço de Apoio Psicopedagógico) da PUCPR.

Francisco José Fornari Sousa, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal(PPGCA).

Apresentação: Ana Cristina Munaro
Produção: Ana Cristina Munaro e Marina Prata
Créditos: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) da PUCPR

E, se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre as Intervenções Assistidas por Animais, é só mandar uma mensagem pra @pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você!

Referências:

da Costa, M. P., Gato, F., & Rodrigues, M. N. (2017). Utilização de terapia assistida por animais como ferramenta no tratamento de doenças em humanos: Revisão. Pubvet, 12, 139.

MICHELOTTO, ANA L.L.; ANATER, AMANDA; GUEBERT, MIRIAN C.C.; BORGES, TÂMARA D.; MICHELOTTO, PEDRO V.; PIMPÃO, CLÁUDIA T. . Animal-Assisted Activity for Children with Autism Spectrum Disorder: Parents’ and Therapists’ Perception. JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE, v. x, p. x, 2019.

MORES, MARIA CECÍLIA PIANARO; CINTRA, ANA CAROLINA RIZZON ; CAVALCANTE, CAROLINA ZAGHI ; SOTOMAIOR, CRISTINA SANTOS ; MICHELOTTO, ANA LÚCIA LACERDA. Há critérios para a inclusão de cães de Intervenções Assistidas por Animais em ambiente universitário?. Revista Acadêmica Ciência Animal, v. 19, p. 1, 2021.