explica-essa-tecnologia-para-a-solidariedade

Explica Essa #07 – Tecnologia para solidariedade: próteses infantis com impressora 3D

De que forma a interdisciplinaridade pode contribuir para elaboração de pesquisas mais completas e holísticas? Como conduzir os estudos para que os trabalhos científicos façam a diferença na sociedade, para além dos muros da Universidade?

Os produtos orientados para Tecnologia Assistiva têm a finalidade de atender os requisitos dos usuários com limitação física ou sensorial e contribuem com a inclusão social, que inclusive está na meta de redução de desigualdade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas.

Neste episódio, você irá conhecer o projeto de professores da PUCPR que desenvolvem dispositivos de apoio protético infantil utilizando tecnologia 3D, e já ajudaram mais de 600 famílias em mais de 10 países.

Ouça o episódio sobre Próteses Infantis com Impressoras 3D em sua plataforma de áudio favorita!

Maria Lúcia Miyake e Osíris Canciglieri Junior, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR (PPGEPS).

Apresentação: Ana Cristina Munaro
Roteiro: Marina Prata e Ana Cristina Munaro
Créditos: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) da PUCPR

E, se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre tecnologias assistivas, é só mandar uma mensagem pra @pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você!

Referências

GOMES, A. J. N.; RODRIGUES, B. Y.; MOGGIO, I. H.; DEPINE, A. F. A.; OKUMURA, M.L.M.; BITENCOURT, R. S.; SZEJKA, A. L.; CANCIGLIERI JUNIOR, O. . Users of assistive technology products: an observational study. SODEBRÁS, v. 13, p. 239-242, 2018.

LAZOSKI, V. C. S.; OKUMURA, M.L.M.; CANCIGLIERI JUNIOR, O. Assistive technology-oriented to the development of prosthesis for people with upper limb agenesis. International Journal of Artificial Organs, v. 41, p. 586-586, 2018.

OKUMURA, M.L.M.; CANCIGLIERI JUNIOR, O. Requirements To Suport Design For Assistive Technology – Dfat To Customized Product: Systematic Review. The International Journal of Artificial Organs (Testo stampato), v. 39, p. 359-393, 2016.