explicaessa-9-edicao-genetica

Explica Essa #09 – Edição genética: é possível criar um ser humano “perfeito”?

Quais são as possibilidades de melhoramento genético que existem hoje? Será possível curar doenças como o câncer no futuro? O que consideramos como um ser humano “perfeito”? Quais são as limitações éticas da edição genética?

Neste episódio, você irá conhecer pesquisas de professores da PUCPR que estudam a técnica de melhoramento genético CRISPR, e que estudam as implicações bioéticas desse tipo de trabalho científico.

Falar em edição e melhoramento genético pode parecer papo de filme futurista de ficção científica, mas esse tipo de tecnologia já existe no presente. Um desses métodos, que inclusive rendeu o prêmio Nobel de Química para suas inventoras, é o CRISPR – sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas.

Ouça o episódio sobre Edição Genética em sua plataforma de áudio favorita!

Marcelo Mira, doutor em Bioquímica/Genética Molecular pela McGill University (Canadá) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da PUCPR (PPGCS).

Anor Sganzerla, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR (PPGB).

Apresentação: Ana Cristina Munaro
Roteiro: Marina Prata e Ana Cristina Munaro
Edição e Sonorização: Tumpats
Créditos: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) da PUCPR

E, se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre CRISPR CAS9 e as as implicações bioéticas dessa técnica, é só mandar uma mensagem pra@pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você!

Referências

Hsu PD, Lander ES, Zhang F. Development and applications of CRISPR-Cas9 for genome engineering. Cell. 2014 Jun 5;157(6):1262-78. doi:10.1016/j.cell.2014.05.010. Review. PubMed: 24906146. Free full-text available from PubMed Central: PMC4343198.

Sganzerla, A., & Pessini, L. (2020). Edição de humanos por meio da técnica do Crispr-cas9: entusiasmo científico e inquietações éticas. Saúde em Debate, 44, 527-540.

Uaska Sartori, Priscila Verchai; Penna, Gerson O.; Bührer-Sékula, Samira; Pontes, Maria A. A.; Gonçalves, Heitor S.; Cruz, Rossilene; Virmond, Marcos C. L.; Dias-Baptista, Ida M. F.; Rosa, Patricia S.; Penna, Maria L. F.; Medeiros Fava, Vinicius; Stefani, Mariane M. A.; TÁVORA MIRA, MARCELO. Human Genetic Susceptibility of Leprosy Recurrence. Scientific Reports, v. 10, p. 1284, 2020.