explica-essa-cidades-inteligentes

Explica Essa #01 – Cidades inteligentes

Seja bem-vindo(a) ao Explica Essa, um podcast para falar sobre pesquisa de um jeito diferente e tornar o questionamento científico acessível para você que nos escuta. No episódio de estreia, vamos falar sobre o que há de mais importante dentro das pesquisas sobre Cidades Inteligentes.

Ouça o episódio sobre Cidades Inteligentes em sua plataforma de áudio favorita!

Rodrigo Jose Firmino, doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Newcastle University, professor de pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e editor-chefe da Revista URBE.

Ubiratã Tortato, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de pós-graduação em Administração (PPAD), e líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade nas Organizações.

Apresentação: Ana Cristina Munaro
Produção: Ana Cristina Munaro e Marina Prata

E se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre Inovações em tecnologias na Saúde, é só mandar uma mensagem pra @pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você.

Referências:

AGENDA 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: < http://www.agenda2030.org.br/ods/1/>.

FARINIUK, T. M. D.; SIMAO, M. M. B.; FIRMINO, R. J.; MENDONCA, J. H. M. K. B. O estereótipo smart city no Brasil e sua relação com o meio urbano. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 10, p. 159-179, 2020.

Firmino, Rodrigo José, Bruno de Vasconcelos Cardoso, and Rafael Evangelista. 2019. Hyperconnectivity and (Im)mobility: Uber and Surveillance Capitalism by the Global South. Surveillance & Society 17(1/2): 205-212.

Mcfarlane, Colin; Söderström, Ola. (2017). On alternative smart cities: From a technology-intensive to a knowledge intensive smart urbanism. City, 21(3-4), pp.312-328.

MOURA, M. M. C.; SILVA, F. F.; TORTATO, U. Sustainability in Brazilian HEI: practices overview. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 20, p. 832-841, 2019.

PUCPR inaugura Instituto de Cidade Inteligentes. 25 nov 2019. Disponível em: https://www.pucpr.br/noticias/pucpr-inaugura-instituto-de-cidade-inteligentes/

WOLLMANN, DEWEY; Tortato, Ubiratã. Proposal for a model to hierarchize strategic decisions according to criteria of value innovation, sustainability and budgetary constraint. Journal Of Cleaner Production, v. 231, p. 278-289, 2019.