ANGERS • PARIS • AIX-EN-PROVENCE • BORDEAUX • CHOLET • LYON | FRANÇA

ESSCA – ÉCOLE SUPÉRIEURE DES SCIENCES COMMERCIALES D’ANGERS

MBA

Fundada em 1909, a ESSCA (École Supérieure des Sciences Commerciales d’Angers) tem oito câmpus distribuídos nas cidades de Angers, Boulogne-Billancourt, Aix-en-Provence, Cholet, Bordéus, Lyon, Budapeste (Hungria) e Xangai (China). Atualmente, a instituição tem aproximadamente 6 mil estudantes, 279 instituições parceiras em 55 países, 140 professores, 2,5 mil parceiros coorporativos, e mais de 14 mil alunos graduados. A missão da ESSCA é “criar conhecimento e desenvolver gerentes e empreendedores responsáveis, considerando plenamente as dimensões humana, ética e econômica das organizações em um ambiente multicultural impulsionado por inovações tecnológicas e sociais”.

O PROGRAMA

A ESSCA disponibiliza três opções para o estudante da PUCPR:

• Os estudantes do curso de graduação da PUCPR deverão cursar 2 anos na ESSCA para receber a dupla diplomação (graduação + MBA).
    Os estudantes do programa de pós-graduação da PUCPR (Mestrado ou Doutorado em Administração) devem cursar 1 ano na ESSCA para receber o certificado de MBA pela instituição francesa.
  • Os estudantes participantes poderão realizar um estágio não-obrigatório de 4 meses em uma empresa, sendo na França, outro país europeu ou Brasil.
  • No exterior, os alunos da PUCPR devem cursar as disciplinas do programa em território francês, podendo optar por qualquer um dos câmpus da ESSCA na França.

PROGRAMA DISPONÍVEL PARA ESTUDANTES DO(S) SEGUINTE(S) PROGRAMA(S) DA ESCOLA DE NEGÓCIOS:

DIPLOMAÇÃO

PUCPR: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO + CERTIFICADO INTERNATIONAL MANAGEMENT

ESSCA: MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO (DIPLÔME ESSCA BAC + ME)*

* Há outras opções de Mestrado sob consulta à coordenação.

DURAÇÃO

TOTAL: MÍNIMO 5 ANOS, SENDO 2 ANOS NO EXTERIOR

NÚMERO DE VAGAS

5 VAGAS POR ANO LETIVO

*O número de vagas pode variar a cada ano, conforme condições estabelecidas entre a parceira e a PUCPR.

ALGUMAS DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS NO EXTERIOR

Entre em contato com a Coordenação, Agente de Internacionalização da Escola de Negócios ou com a Diretoria de Internacionalização da PUCPR para mais informações.

CLIQUE AQUI.

REQUISITOS E ADMISSÃO

• Estar regularmente matriculado em algum dos Programas Internacionais da PUCPR.
  • Os estudantes precisam concluir o 5º período de estudos no bacharelado em Administração Internacional da PUCPR para serem elegíveis ao programa na França.
  • Proficiência em Língua Inglesa através dos exames IELTS: mínimo 6.0 pontos; TOEFL IBT: mínimo de 80 pontos ou outro equivalente (nível B2).
  • Possuir um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7,0 (incluindo reprovações e dependências).
  • Realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 para a PUCPR.

INVESTIMENTOS​

Não é necessário realizar pagamentos de mensalidades diretamente para a ESSCA, pois o pagamento referente ao programa de dupla diplomação já está diluído nas mensalidades regulares pagas à PUCPR. Contudo, os estudantes devem arcar com as próprias despesas de viagem, alimentação e acomodação na França. Além disso, deverão contratar um seguro de saúde regulado por ambas as instituições de ensino. A Previdência Social Francesa é obrigatória e custa cerca de 250 € por ano. Os custos relativos à realização dos testes de proficiência e os gastos que envolve a emissão do diploma estrangeiro, caso houver, serão de responsabilidade do estudante. As despesas para obtenção do visto de estudante, seguro saúde, passagem aérea, moradia traduções de documentos, entre outras, também são de responsabilidade do estudante.

DOCUMENTAÇÃO

• Histórico PUCPR (fornecido pela Coordenação de Mobilidade Internacional) traduzido para o inglês (tradução juramentada)
  • Comprovar domínio na língua inglesa através de certificado dos testes oficiais IELTS 6.0 ou TOEFL IBT 80 ou outro equivalente (nível B2)
  • Duas cartas de recomendação de professor ou de empresa/empregador com a qual o candidato já tenha trabalhado
  • Cópia do diploma e histórico do Ensino Médio traduzido para o inglês (não sendo necessária tradução juramentada)
  • Carta de motivação (no máximo 1000 palavras) em inglês.

MAIS INFORMAÇÕES

SITE

linhabranca-1.png
1, RUE JOSEPH LAKANAL CAMPUS DE BELLE-BEILLE, 49003 ANGERS | 01 55 QUAI ALPHONSE LE GALLO, 92513 – BOULOGNE-BILLANCOURT PARIS