A inteligência artificial está prestes a superar a inteligência humana? Máquinas são ou serão capazes de ter sentimentos, consciência e espiritualidade? Até onde as aplicações da IA podem chegar na sociedade?
Neste episódio, você irá conhecer pesquisas de professores da PUCPR que estudam sobre transumanismo e inteligência artificial dos pontos de vista filosófico e tecnológico.
O transumanismo estuda a superação dos limites da natureza humana por meio do uso de tecnologias. Com os avanços significativos que temos observado em campos como biotecnologia e inteligência artificial, parece que esse momento está cada vez mais próximo, e é sobre isso que vamos debater aqui hoje.
___
Kleber Candiotto, doutor em Filosofia com experiência nas áreas de Filosofia da Mente, Transumanismo e Filosofia da Inteligência Artificial, e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR (PPGF).
Fabrício Enembreck, doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas, com experiência nas áreas de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina, e professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR (PPGIA).
___
E, se você ficou com alguma dúvida sobre as pesquisas dos professores ou quer continuar o debate sobre transumanismo, singularidade e inteligência artificial e as as implicações éticas, é só mandar uma mensagem pra @pucproficial e a gente te responde lá pelo inbox do Instagram. Também aproveita para sugerir novos temas e dizer para nós os assuntos que você gostaria de saber mais, pois com certeza temos alguma pesquisa desenvolvida aqui na PUCPR que pode ajudar a Explicar Essa para você!