REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE COMUNICADOS CIENTÍFICOS

A comissão organizadora do Universitas & Direito edição de 2023 declara aberta a oportunidade de apresentação de comunicados científicos de pesquisa acadêmica, por estudantes matriculados entre o 4º e o 10° períodos do Curso de Direito da PUCPR, sobre qualquer assunto no contexto do tema geral do evento: Sustentabilidade, Solidariedade e Direitos Humanos. Serão admitidos comunicados científicos de pesquisas de TCC – trabalho de conclusão do curso, PIBIC, PIBIT, Projeto de Mestrado, projetos de pesquisa oriundos de grupos de estudos e de pesquisa e outras pesquisas em fase inicial, em andamento ou mesmo concluídas.

Regras de submissão e apresentação dos trabalhos

1. O comunicado científico deverá observar o modelo constante do Anexo I e conter as seguintes pautas formais:

a) Enquadrar-se à temática geral do Universitas & Direito 2023;

b) O resumo estendido deverá conter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras;

c) O resumo precisa descrever de forma clara e concisa o problema da pesquisa, os objetivos, a metodologia e o estágio da investigação.

• Os interessados deverão enviar os trabalhos para o e-mail [email protected] em word (doc.x) até dia 15 de outubro de 2023, às 23h59.
  • As referências, dentre elas, o marco teórico utilizado na pesquisa, devem ser destacadas no campo adequado.
  • Somente serão aceitos trabalhos escritos individualmente.
  • Só será admitida a inscrição de um trabalho por pesquisador.
  • Serão selecionados 45 comunicados científicos para apresentação em banca, cuja relação será divulgada no site do evento, no dia 19 de outubro de 2023.
  • Todos os pesquisadores que elaborarem o comunicado científico com atenção às normas deste regulamento e o enviarem dentro do prazo, receberão certificado de participação que contará como 10 horas de atividades complementares. Os expositores de comunicados científicos selecionados e apresentados perante a banca examinadora, receberão certificado de mais 10 horas complementares.
  • Os comunicados científicos selecionados, serão apresentados presencialmente perante a banca, entre os dias 23 e 25 de outubro, no período da tarde, em horário e local previamente divulgados no site do evento.
  • As bancas de discussão serão integradas por 3 (três) discentes do PPGD, indicados pelo professor coordenador de atividades complementares do Programa.
  •  Cada pesquisador(a) terá o prazo de 8 minutos para apresentação oral da sua pesquisa, sendo vedada a utilização de recursos como power point, cartazes, quadro branco etc. Na sequência, os(as) avaliadores(as) poderão fazer comentários, questionamentos, críticas, elogios e sugestões no prazo total de 12 minutos, caso em que o (a) apresentador(a) poderá dispor de mais 5 minutos para manifestar-se.
  •  Cada uma das Bancas de Apresentação dos Comunicados indicará, dentre os apresentados, 1 trabalho para ser condecorado com Menção Honrosa.
  • Não serão aceitos comunicados que não estejam em conformidade com este regulamento e ou não forem enviados no prazo.
  • Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.

Comissão Organizadora

Professor Emerson Gabardo