Logo PUCPR
gente boa PUCPR

Educação

para novas

histórias

Arte gente boa
coração

QUERO APOIAR UM ESTUDANTE

Sua atitude pode construir um novo futuro.

Saiba como apoiar um bolsista do Programa Gente Boa PUCPR.

mãos

Sou Prouni na PUCPR e quero participar

Como concorrer à Bolsa Permanência?

Saiba como ser um bolsista do Programa Gente Boa PUCPR.

Rodapé
Abraço

O PROGRAMA
GENTE BOA

O Programa Gente Boa é uma iniciativa da PUCPR para favorecer a permanência de estudantes na Universidade até o final do curso. Por meio de um auxílio mensal, o programa busca oferecer condições para que estudantes bolsistas concluam sua graduação.

Além de preparar esses estudantes para o futuro com uma experiência de educação inovadora, a PUCPR considera que a educação é capaz de construir novas histórias. Acreditamos que quando fazemos juntos vamos mais longe e, assim, construímos uma sociedade mais justa e inclusiva.

Entre os mais de 30 mil estudantes de graduação da PUCPR, 20% recebem bolsa Prouni ou Social.

Desses, 15% interrompem a formação por não terem recursos suficientes para se manter.

Sua contribuição pode mudar essa realidade.

estudar é um sonho,
mas também um desafio

Conheça o perfil dos estudantes que recebem o apoio do Programa Gente Boa da PUCPR.

Cada doação é um passo em direção a um mundo mais
justo e inclusivo, no qual todas as histórias importam

Melhor Universidade privada do Paraná

Times Higher Education World University Rankings

Centros de simulação clínica, laboratórios e ambientes imersivos que preparam para atuação no mercado.

3ª melhor Universidade privada do Brasil

Times Higher Education World University Rankings

Acolhimento e saúde integral durante todo o período do curso.

Cursos com notas 5 no Enade

Suporte para planejamento e autogerenciamento de carreira.

ACREDITAMOS NA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ NOVAS HISTÓRIAS

Perguntas Frequentes (FAQ) - Geral

PROGRAMA INSTITUCIONAL GENTE BOA PUCPR

O Programa Institucional Gente Boa é uma iniciativa da PUCPR que oferece apoio financeiro a estudantes beneficiários de bolsas sociais, ProUni ou similares em cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado.
O programa visa garantir o financiamento de apoio aos estudantes por meio de um auxílio financeiro para despesas básicas de manutenção durante o curso, chamado de “bolsa permanência”.
A seleção dos estudantes é realizada por meio da publicação de um edital específico contendo critérios de elegibilidade e de seleção, cronograma, valor das bolsas e número de vagas disponíveis. Os interessados devem inscrever-se e participar do processo seletivo conforme o edital divulgado.

 Sim, a bolsa permanência é concedida inicialmente por um período de um semestre e pode ser renovada semestralmente até a conclusão do curso, desde que o estudante atenda às condições e obrigações estabelecidas.

O programa é financiado por meio de doações, subvenções, rendas geradas pela gestão de patrimônio, e outras contribuições públicas ou privadas.
Os recursos financeiros do programa são mantidos em uma conta bancária específica, a partir da qual são feitos os pagamentos das bolsas permanência aos estudantes, conforme estabelecido em edital.
Em caso de extinção do programa, seu patrimônio reverte para a mantenedora da PUCPR, a Associação Paranaense de Cultura (APC), para ser empregado exclusivamente em projetos sociais.
A coordenação operacional do programa é responsabilidade da Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR.

Suspensão ou cancelamento da concessão da bolsa social ou ProUni: Se a bolsa social ou ProUni que deu origem à concessão da bolsa permanência for suspensa ou cancelada, a bolsa permanência também poderá ser suspensa ou cancelada. 
Desistência do curso: Se o estudante beneficiário da bolsa permanência desistir do curso para o qual recebeu a bolsa social ou ProUni, a bolsa permanência poderá ser suspensa ou cancelada.

Não cumprimento das condições e obrigações estabelecidas: Se o estudante não cumprir as condições e obrigações dispostas no regulamento do programa, no edital de seleção, no termo de concessão da bolsa permanência ou em outras normativas da instituição, incluindo as estatutárias e regimentais, a bolsa permanência pode ser suspensa ou cancelada.