Revele seu talento

A história por trás do Revele Seu Talento

Conheça um pouco sobre a trajetória de um dos principais eventos artísticos da PUCPR

O Revele Seu Talento chega à sua 19ª edição em 2021. Nesses quase 20 anos, passou por mudanças variadas até figurar entre os festivais universitários de música mais consolidados do Brasil. Conheça um pouco mais sobre a trajetória dessa que é uma das principais ações artísticas da PUCPR.

A primeira edição do Revele Seu Talento aconteceu em 2002. O evento foi idealizado com o objetivo de incentivar a criatividade e a musicalidade dos alunos e ex-alunos da Universidade. Os candidatos já podiam apresentar suas performances inscrevendo-se em três categorias que existem até hoje: como intérpretes vocais, instrumentistas e compositores.

Desde o seu surgimento, o evento oferece aos finalistas a chance de vivenciarem uma experiência musical singular: apresentarem-se junto à Orquestra da PUCPR. A iniciativa também já incentivava os candidatos premiando os melhores talentos avaliados pelo júri especializado com bolsas de estudos.

Em 2014, um elemento novo foi adicionado ao evento. Artistas de renome nacional passaram a se apresentar no mesmo concerto dos finalistas e compor o júri final. Com essa iniciativa, já participaram do festival Tiago Iorc (ganhador de duas edições do evento), A Banda Mais Bonita da Cidade, Toquinho, Mauro Senise, Ellen Oléria, Alexandre Nero, entre outros.

No ano seguinte, 2015, o público geral ganhou uma participação importante, além de poderem assistir aos concertos finais gratuitamente, passaram a selecionar os seus finalistas preferidos por meio da Votação Popular.

Na edição de 2020, mais uma inovação, uma categoria nova foi adicionada: colaboradores e professores da Universidade ganharam a chance de mostrar seus talentos também! Por conta da pandemia, as últimas duas edições do evento aconteceram em formato digital, sendo transmitidas direto do palco TUCA, o teatro da PUCPR, em Curitiba.

Neste ano, um diferencial marca a ação. Todos os finalistas gravarão vídeos com a Orquestra Experimental da PUCPR, grupo formado por alunos e músicos profissionais. As gravações já estão acontecendo, no Estúdio Trilhas Urbanas, em Curitiba. Fiquem ligados, novidades vêm por aí!