Logo PUCPR

Microflorestas

Perspectiva da Microfloresta na Fazenda Gralha Azul

 

O projeto de Micro Florestas Urbanas tem como objetivo promover a qualidade de vida das populações vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas globais.

A contribuição das Micro Florestas para a promoção da qualidade de vida da população está relacionada com

i) o arrefecimento de ilhas de calor pelo sombreamento,

ii) manutenção e ampliação de áreas permeáveis, especialmente relacionadas com a drenagem superficial,

iii) com a captura de carbono e outros poluentes emitidos por atividades humanas, e, também, como

iv) contribuição para a paisagem.

Como piloto, serão implantadas micro florestas em dois contextos distintos: uma na região da Vila Torres, localizada na bacia do Rio Belém em Curitiba/PR e outra na Fazenda Experimental Gralha Azul da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no município de Fazenda Rio Grande/PR.

O projeto pretende usar o espaços de remanescentes florestais e recomposição de vegetação como micro florestas para educação e formação ambiental, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nestes ambientes educativos será exposta a funcionalidade ambiental dos espaços vegetados, como depurador local da qualidade do ar e das águas, da regulação climática, e no combate às enchentes e alagamentos pela sua orientação à permeabilidade do solo.

Do ponto de vista da população local, a micro floresta é um equipamento importante para a qualificação da paisagem, para atividades de educação ambiental, além de usos recreativos e socioculturais.

Fale com a gente!

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o LABCLIMA PUCPR.

[email protected]

Imac. Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR, 80215-901